Na história nos é apresentado o veterano, engraçado e vaidoso astro do cinema mudo, George Valentin (Jean Dujardin), que acredita que as pessoas preferem ver a ele nos cinemas do que aos próprios filmes. Tudo segue bem em sua vida, até a indústria cinematográfica mudar num simples "piscar de olhos", deixando de lado o cinema mudo e entrando na era do cinema falado, fazendo com que sua vida vire do avesso. Mostrando-se teimoso, ele resolve bancar sua própria produção, o que acaba sendo a sua decadência. No meio desse turbilhão ele ainda precisa ver a jovem e talentosa atriz Peppy Miller (Bérénice Bejo), que ele iniciou e se apaixonou, tornar-se rica e requisitada. O tempo não para, e o orgulho impede George Valentin de entender o quanto isto é importante.
Escrito e dirigido por Michel Hazanavicius (Agente 117), O Artista é lindo, desde sua filmagem em preto e branco, o fato de ser mudo, sua direção de arte que é virtuosa, seu figurino que é esplêndido, sua fotografia, a trilha sonora é espetacular, sem contar com o roteiro que é bem encaixadinho e a direção que é firme e segura. E o mais importante são as atuações de Jean Dujardin e Bérénice Bejo, que conseguem através de suas expressões nos mostrar cada palavra que não é ouvida, sem contar ainda com a ajudinha do elenco luxuoso composto por John Goodman, James Cromwell e Penelope Ann Miller. Há e não podemos esquecer é claro do inteligente e simpático cachorrinho Terrier, que acompanha seu dono nos momentos de glória e queda.
O Artista nos leva a uma viagem no tempo, nos mostra uma bela homenagem ao cinema, nos leva à era de ouro de Charles Chaplin e Buster Keaton. É não é por ser simples, mudo, preto e branco, que você não deve ir ao cinema assisti-lo, pensando em se tratar de um filme que agrade apenas a críticos ou cinéfilos, pois não é o caso meus amigos. Não assisti-lo fará com que perca uma oportunidade única de ver um filme com enredo simples, contado de forma primorosa, inteligente, charmoso, divertido, emocionante, que permanecerá gravado em sua memória dias quem sabe meses, depois de sua exibição.
Nota Final: 10









0 comentários:
Postar um comentário