RSS


O blog para quem aprecia a verdadeira beleza do cinema, acompanhe a visão masculina e a feminina sobre filmes. Vamos deixar nossas críticas, opiniões e sugestões sobre essa maravilha que encanta a todos.

Filme n°1 - Viagem á Lua




Lançamento: 1902
Gênero: Ficção Científica
Duração: 12 minutos aproximadamente
Direção: Georges Méliès
Roteiro: Georges Méliès
Elenco: Victor André, Bleutte Bernon, Brunnet, Jeanne d'Alcy, Henri Delannoy, Depierre, Farjaut, Kelm, Georges Méliès
Origem: França
Tipo: Curta-Metragem, Mudo, Preto e Branco



2 comentários:

Fábio da Mônica disse...

Este curta-metragem que é o primeiro e o mais velho da lista dos 1001 filmes, mostra a visão fantasiosa que o homem já possuía desde o início do século passado sobre a lua e como explora-la.
O filme conta a história de cinco astrônomos e sua expedição que vai a lua, chegando lá eles se deparam com os Selenitas, as criaturas hostis que habitam o local, são capturados e devem fazer o máximo para fugir e retornarem a salvos para o Planeta Terra.
A produção é maravilhosa dada a época em que foi filmada, é o primeiro filme do gênero e ficou muito conhecido por ser o pioneiro em efeitos especiais. Eu particularmente amei a cena (emblemática) em que o foguete posa na lua e acaba acertando seu olho, além do efeito em si, é muito boa a imagem que Méliès passa em relação a mesma, como se tivesse um rosto humano. Por sinal ele coloca rostos humanos em astros celestes em outro filme seu, O Eclipse (L’Éclipse du soleil en pleine lune, França, 1907).
E é claro que isso tudo deve-se ao talento de Georges Méliès, que usou suas técnicas e truques de Ilusionista e mágico circense, para criar a maioria dos efeitos especiais do filme. O mesmo Méliès ficou conhecido como o "pai da trucagem" e o "pai dos efeitos especiais", dado o fato de que ele sempre inovava e criava efeitos especiais inéditos para cada um de seus novos filmes, encantando e surpreendendo públicos do mundo todo. Ele foi "o cara", Viagem a Lua foi exibido em vários países incluindo os Estados Unidos, e é uma pena ele não ter ganho um centavo sequer pelas exibições, pois alguns funcionários do excelentíssimo Sr. Thomas Edison (aquele mesmo, o inventor e empresário) que atuavam no ramo cinematográfico, fizeram várias cópias ilegais do filme e exibiram por toda a América sem o conhecimento de Méliès, o que ajudou a fu... com o rapaz, pois alguns anos depois ele viria a falência.
É isso, um filme nota 8,0, assistam e não iram se arrepender, isso serve para os amantes da sétima arte é claro. E espero que a excelentíssima Mônica deixe sua opinião em relação ao filme, e é claro que concorde comigo.

Mônica do Fábio disse...

Acredito que o Fábio já comentou, e muito bem, sobre a produção do filme e tudo mais.
Então vou explicar por que você deve assisti-lo.
Primeiramente, como o Fábio falou, a produção vendo que foi filmado em 1902, é excelente. O filme realmente nos remete a uma viagem, não á lua, mas ao passado. Ele nos leva a imaginar todo o trabalho, tempo e criatividade para essa filmagem.
Imaginar quantas crianças da época, não sonharam em tornar-se astrônomos e ver o olho da lua de perto.

Amei esse filme por entender não somente o que ele representa na história do cinema, mas o que representou na vida de milhares de pessoas a 110 anos atras.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cinefolândia. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy